Arte Barroca

Características Gerais da Arte Barroca

O Barroco inicia-se no século XVII, na Itália, e decorre até 1761.
O Barroco surgiu em Roma no século XVII, paralelo à Contra-Reforma do catolicismo, sendo Caravaggio seu expoente mais significativo. O sentido original significava “grotesco”, retorcido, irregular e era considerado de mau gosto na época, também considerado “A Arte da Indisciplina”.
Foi nesse clima de crises religiosas que nasceu e se desenvolveu a arte barroca.
O gosto barroco pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas está diretamente relacionado a esse contexto.
Suas principais características são o movimento, a sinuosidade, o exagero, a teatralidade e a suntuosidade. Confere-se prioridade à representação dos sentimentos interiores, reproduzindo inclusive a feiúra e o burlesco. Opta-se por um naturalismo que integra a paisagem como elemento fundamental e substitui-se a perspectiva em diferentes planos por uma composição que tenta representar a profundidade até o infinito. Os jogos de luzes viram protagonistas da arquitetura, da pintura e da escultura, estreitamente articuladas, exagerando o dinamismo, o dramatismo e a sensação de apoteose das obras. Além da temática mitológica e religiosa, na qual a figura humana tem o papel de protagonista. Desenvolveram-se outros gêneros, como o retrato e a natureza-morta.
Em geral, foi uma reação contra os estilos anteriores, altamente academicizantes; os apelos são efeitos surpreendentes, sensíveis e de maravilhamento.
Sua retórica é a do contraste, do exagero, da ostentação e dos artifícios cênicos; a palavra de ordem é ser mais pitoresco possível, exemplos: Basílica de São Pedro, no Vaticano (Roma), Palácio de Versalles, em Paris, e a arquitetura de Ouro Preto-MG.
Procura-se atingir o esplendor no momento das liturgias com a decoração interna das Igrejas.
Dentro do barroco, existem duas tendências: uma de caráter mais cortesão e imbuída do espírito da Contra-Reforma, e outra mais burguesa e intimista.

Desenvolvimento Histórico da Arte Barroca

Ano de 1517: a Reforma Protestante divide a Igreja entre católicos e protestantes; 1540: é fundada a Companhia de Jesus, ordem religiosa que envia missionários a vários continentes; 1563: a Igreja dá início ao movimento da Contra-Reforma, tentando impedir a expansão protestante.
Como se nota por esses eventos do século XVI, o Renascimento europeu desenvolve-se em meio a crises religiosas e movimentos de restauração da fé cristã. A presença religiosa na vida cotidiana e na vida cultural europeia, contudo, é sentida de modo mais contundente na passagem do século XVI para o século XVII, momento em que surge o Barroco.
Assim, a arte barroca, que vigora durante todo o século XVII e chega às primeiras décadas do século XVIII, registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as influências do Renascimento – o materialismo, o paganismo e o sensualismo – e da onda de religiosidade trazida, sobretudo, pela Contra-Reforma.
Como resultado dessas influências, a arte barroca é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época. Certos princípios artísticos do Renascimento, como equilíbrio, harmonia e racionalismo, foram então abandonados, o que levou o Barroco a ser visto, durante longo tempo, como uma arte indisciplinada.
Outros nomes do barroco: Marinismo, na Itália; Gongorismo, na Espanha, nesse país Barroco e gongorismo são palavras sinônimas; Preciosismo, na França; Eufuísmo, na Inglaterra.

Barroco no Brasil

O Barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo Barroco português. Porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado “século do ouro” (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do Barroco brasileiro foi Antônio Francisco Lisboa, chamado também de Aleijadinho, devido a uma doença desconhecida adquirida. Suas obras eram feitas em madeira e em pedra-sabão, os principais materiais utilizados por artistas barrocos brasileiros. São exemplos de sua obra: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Barroco Europeu

O Barroco surgiu na Itália, em meio aos conflitos religiosos.
Um importante pintor barroco foi Michelangelo Caravaggio. Em suas pinturas podemos perceber as características marcantes do Barroco, que na Itália, foi impulsionado pela reestruturação da Igreja Católica Apostólica Romana.
Na Espanha, o barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes e nas decorações requintadas das construções, sejam religiosas ou não. Na pintura, teve forte influência do barroco italiano, com predomínio do realismo. O principal pintor barroco espanhol foi Diego Velásquez.
Na Holanda, os artistas barrocos tiveram grande dificuldade em seguir o padrão barroco, já que a Holanda era e é um país muito influenciado pelos protestantes. Mas tais dificuldades acabaram resultando em belíssimos retratos, paisagens e naturezas-mortas.
Na França, o poder monárquico era extremamente centralizador. O Absolutismo francês exerceu forte influência na arte, que deveria ser feita para o rei e os nobres, desprezando tudo o que lembrasse pessoas comuns, simples ou humildes. Nicolas Poussin, Georges La Tour e Claude Le Lourrain são exemplos de pintores barrocos franceses.

Artistas do Barroco do Brasil

Os principais artistas barrocos brasileiros são: Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), escultor e arquiteto; Manuel da Costa Ataíde, pintor mineiro; Mestre Valentim, escultor carioca.
No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador.

Artistas do Barroco na Europa

Os principais artistas do Barroco europeu são: Diego Velásquez, pintor espanhol; Michelangelo Caravaggio, pintor italiano; Van Dyck e Frans Hals, belgas; Rembrandt e Vermeer, holandeses; Rubens, flamengo.

Baixe o joguinho que eu montei sobre a Arte Barroca, clique aqui!

Faça o download do trabalho completo clicando aqui (em breve colocarei em PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário