A História da Imprensa

A Imprensa em si

As primeiras reproduções foram obtidas sob um suporte de cera ou de argila, encontrados nas mais antigas cidades do século XVII a. C.
O primeiro jornal regular até então descoberto foi a Acta Diuma, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I d.C.. A publicação, gravada em tábuas de pedra, havia sido fundada em 59 a.C. por ordem de Júlio César, trazendo a listagem de eventos da época.
O primeiro jornal em papel foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, em Pequim, na China. Kaiyuan era o nome dado ao ano em que o jornal foi publicado.
Em 1440, Gutenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel, utilizando os tipos móveis: caracteres avulsos gravados em blocos de madeira ou chumbo, que eram rearrumados numa tábua para formar palavras e frases do texto.
Esta arte propagou-se rapidamente por toda a Europa. Entre 1452 e 1470, a imprensa conquistou nove cidades germânicas e várias cidades italianas. Dez anos depois, registrava-se a existência de oficinas de impressão em 108 cidades; em 1500, o seu número era de 226.
A primeira publicação impressa periódica regular aparece em 1602, na Antuérpia. Os primeiros periódicos em alemão são fundados em 1609, em Estrasburgo. Em 1615 surge o primeiro jornal periódico jornalístico.
Em 1621 surgiu em Londres o primeiro jornal particular de língua inglesa e, em 1645, foi fundado em Lisboa o primeiro jornal em língua portuguesa.
O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação teve início em 1645, um jornal sueco. Mas até aí só existiam jornais quinzenais, semanais, mensais ou irregulares. A partir de 1650, surgiu o primeiro jornal impresso diário no mundo, um jornal alemão fundado em Leipzig, uma cidade alemã.
A primeira revista em estilo almanaque foi o Diário dos Sábios (Journal des Savants), fundado na França em 1665.
Na América, o primeiro jornal apareceu nas colônias britânicas da América do Norte, em Boston (EUA).
Em 1728 é criado o jornal mais antigo da Rússia, ainda em circulação, o St. Peterburgo Vedomosti.
Em geral, “o principal veículo para a difusão das ideias durante os últimos quinhentos anos, a mídia impressa interpenetra todas as esferas de atividade humana. Nenhum evento político, constitucional, eclesiástico e econômico, nem os movimentos sociais, filosóficos e literários podem ser compreendidos sem levar em conta a influência da imprensa sobre eles. O comércio de obras impressas teve importante participação no desenvolvimento econômico de todos os ramos da indústria e do comércio.” Diz Bira Câmara.

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