A História do Minotauro

O MITO DO MINOTAURO


O mito do minotauro ocorreu na Grécia antiga, em Creta, onde viviam bem casados o rei Minos e a rainha Pasifaé Posêidon, deus do mar, enviou a Minos, rei de Creta, um touro branco que deveria ser sacrificado em sua honra.

Deslumbrado com a beleza do animal, o monarca guardou-o para si. Em represália, Posêidon despertou na rainha Pasífae uma doentia paixão pelo animal, e praticaram o adultério, o rei não aceitava ser traído pela mulher e muito menos ser trocado por um boi, a rainha ficou grávida, e desse relacionamento nasceu uma criatura totalmente diferente, o minotauro que é uma mistura de homem e o boi.

Para castigá-los o rei pediu ao arquiteto Dédalo para que fosse construído na entrada da cidade um labirinto, lá o minotauro ficou preso. Na época, Atenas havia perdido uma batalha para Creta e estava sob seu domínio. Por isso, tinha que enviar a cada 9 anos sete rapazes e sete virgens “de presente” para o Minotauro.

Alguns anos depois, fruto do relacionamento do rei e da rainha, nasce Agata, a filha deles, e se apaixona por Teseu um jovem moço, muito bonito e forte, que se dizia apaixonado por ela, Teseu queria derrotar o minotauro e junto com Agata tiveram a ideia de ao entrar no labirinto, a ideia era ele se oferecer como oferenda e para Teseu não se perder no labirinto ele iria com um novelo de lã.

Depois de matar o minotauro, Teseu voltou e ficou vitorioso, e muito famoso por ter matado o minotauro, só que ele se aproveitou da ideia de Agata para vencer, ele falava que a amava, mas acho que ele mudou de ideia, ele pegou, foi para uma ilha deserta e fugiu com uma prima de Agata, e Agata acabou ficando sozinha.
Algumas vezes o Minotauro é representado como um touro com torso humano ao invés da cabeça, como uma versão taurina do Centauro.

CURIOSIDADES

• Altura: 2.80m
• Peso: 300k

Faça o download da apresentação de slides desta pesquisa clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário